ALGUNS ESTUDOS

Mapeamos
comportamentos
em transformação

Como o Studio Ideias ajudou o Itaú a desvendar o nada óbvio repertório financeiro presente no dia a dia de alguns brasileiros.

Escolhas e dinheiro

Lidar com dinheiro até poderia ser simples, mas não é. Está aí uma relação que foge à razão. E do que é feito esse repertório? Avaliar os significados que estão por trás das definições que damos às nossas transações financeiras diárias revelou, por exemplo,

um “dicionário financeiro”
paralelo, com definições muito particulares dadas a palavras como investimento, poupança, consumo, crédito e empréstimo.

O estudo Escolhas e Dinheiro, de 2015, foi o resultado de 10 meses de imersão, revelando aprendizados e insights importantes sobre um tema complexo e apontando algumas das barreiras para uma relação mais saudável com o dinheiro.

Para ver mais do estudo

Como o Studio Ideias e a Globosat ampliaram as perguntas sobre as dificuldades de um país que se reconhece diverso mas que nem sempre respeita as diferenças.

Diversidade – Respeito às diferenças

Um país de dimensões
continentais como

o Brasil se apresenta com contradições proporcionais ao seu tamanho.

O estudo Respeito às Diferenças, de 2018, mostrou, entre outras coisas, que damos significados diversos e, em alguns casos, antagônicos, para uma mesma palavra. Termos fundamentais para o convívio como intolerância, preconceito e respeito não são entendidos de uma mesma maneira.

E apenas a revisão de conceitos não é suficiente para alterar a cena, o estudo aponta o necessário movimento de reconfiguração da ideia de ‘nós’ para a reestruturação da nossa vida coletiva.

Como o Studio Ideias e o Sincep abriram caminhos sobre um dos temas mais delicados, dolorosos e tabu entre os brasileiros: a morte.

Cartografia da Morte

Aqui, um dos principais obstáculos a serem superados começava no desenho da abordagem: como conversar sobre um tema tão complexo sem perder profundidade na investigação? O delicado assunto-tabu foi explorado através de abordagens virtuais (qualitativa e quantitativa), inclusive na nossa plataforma StudioLab. O estudo inédito apontou que

76% dos entrevistados acreditam que a morte é um tabu e apenas 26% costumam falar sobre isso, algo que não muda mesmo entre os mais velhos.

Entre outros aprendizados, vimos que esse silenciamento sobre o tema aprofunda as dores do luto e amplia as barreiras para o acolhimento. O resultado foi apresentado na Semana InspirAÇÕES sobre Vida e Morte, em 2018.